top of page

10 Dicas para evitar acidentes

  • Dário Barreto - DB Corretora de Seguros
  • 9 de abr. de 2018
  • 4 min de leitura

Dirigir veículos em vias públicas exige uma enorme responsabilidade. Não se trata apenas de aprovar nos exames dos Detrans e receber a habilitação. Dirigir exige cuidados para não colocar a vida de terceiros em risco, nem tampouco a própria vida.

- O Trânsito é a principal causa de morte entre crianças de zero a 14 anos no Brasil;

- Trânsito no Brasil mata 47 mil por ano e deixa 400 mil com alguma sequela;

- Acidentes de trânsito, custaram 2,3% do PIB do Brasil em 2016.

Essas foram manchetes de alguns jornais, recentemente.

Muitos acidentes que contribuíram para essas estatísticas, poderiam ter sido evitados com simples cuidados. Então separamos dez dicas que podem evitar os principais causas de acidentes. Veja abaixo:

1) Respeitar a velocidade máxima da via

Muitos dos acidentes de trânsito ocorrem por excesso de velocidade. Todos nós aprendemos que, é preciso respeitar os limites de velocidade das vias, eles foram assim determinados por algum motivo relevante, tais como: Proximidade de escolas ou hospitais, em estradas a proximidade de cidades ou lugarejos, dentre outros motivos. Então, ultrapassar esses limites podem ocasionar acidentes.

2) Sempre usar as duas mãos ao volante

Pode até parecer besteira, mas ao usar apenas uma das mãos ao volante, qualquer descuido pode ocasionar acidentes, decorrentes da perda de controle do veículo. Portanto, nunca esqueça de sempre usar as duas mãos ao volante.

3) Nunca consumir bebida alcóolica antes de dirigir

Quantas vezes você já viu nos noticiários famílias arrasadas por acidentes causados por condutores embriagados, ou que consumiram bebidas alcóolicas antes de conduzir seus veículos. Portanto, nunca beba antes de dirigir. Hoje, algumas seguradoras oferecem serviços de "motorista amigo" a fim de evitarem problemas de acidentes com os seus segurados. Como funciona? Você que vai para uma festa ou happy hour, pode ligar para seguradora e combinar o envio de um condutor para lhe trazer de volta para casa, conduzindo seu veículo. Outra solução também muito prática é combinar com os amigos e chamar um táxi, ou serviços de aplicativos com o Uber. Você evita despesas com estacionamentos, combustível e ainda evita acidentes.

4) Nunca use o celular ao dirigir

Porquê dirigir falando ao celular pode causar acidentes? É simples, ao falar o telefone você estará dividindo sua atenção entre a conversa e a condução do seu veículo. Lembro que, não é só falar ao celular, evite também o uso de aplicativos que precisem de alguma interferência sua para ficar teclando, whatsapp, facebook, instagram, etc... deixe para usá-los quando estiver em ambiente seguro. É comum vermos veículos envolvidos em "engavetamentos" pelo uso de celular no trânsito. Claro que, ninguém quer admitir, mas talvez você hoje use ou já usou. Lembre-se acidentes de trânsito podem causar danos graves e irreversíveis ou até a morte. Portanto, lembre-se nunca use o celular ao dirigir.

5) Nunca dirija com cansaço, fadiga e sono

Eu mesmo já sofri um acidente assim. Graças a Deus não sofri nenhuma lesão. Mas veja bem, dirigir com sono ou cansado, reduz a atenção e o tempo de resposta, além do risco de dormir ao volante, que pode causar colisões graves frontais ou a saída do veículo da estrada.

6) Manter a distância regulamentar para o veículo da frente

Qual a distância regulamentar? Boa pergunta! Aprendi nas aulas de legislação e nos cursos de direção veicular que: É quando você consegue visualizar os pneus dianteiros do veículo imediatamente a sua frente. Mas porque isso ajuda a evitar acidentes? Também é simples, o tempo de reação e frenagem. Quando você está ligado nessa distância e a mantem, você tem mais tempo de frear ou desviar para evitar uma colisão.

7) Evite mudar repentinamente de faixas

A mudança brusca de faixa, pode ocasionar graves acidentes, por isso, quando precisar fazer tal mudança, sempre faça com bastante calma, prudência e ANTECEDÊNCIA. Nunca deixe para mudar muito próximo.

8) Atenção a via e as sinalizações

É essencial estar sempre atendo ao tipo de via que você está trafegando, observar a velocidade compatível, faixas, pavimentação, lombadas, passagem de animais e etc. A atenção reduz em muitos seus riscos.

9) Nunca protele fazer revisões em seu veículo

Quando falo em revisões, não entenda que você sempre tenha que estar na concessionária fazendo serviços, até porque, pode sair um pouco caro. Mas tenha sempre em mente que manter seu veículo com as manutenções em dias, vai diminuir os acidentes. Imagine viajar com os freios gastos, você poderá precisar deles e eles não reagirem a contento, daí será tarde, desgraça feita. Então, consulte sempre o manual do veículo e fique sempre atento ao calendário de manutenção/km, e sempre vá ao mecânico quando ouvir barulhos estranhos principalmente, nos freios ou suspensão. Algumas seguradoras oferecem serviços de check-up grátis, um tipo de revisão rápida nos principais itens de segurança. Quer saber qual é? Vai ter que me ligar rsrsrs

10) Nunca deixe de usar o cinto de segurança

"Ah!!! Mas é bem pertinho é apenas dois quarteirões, ou é ali na esquina, não precisa usar o cinto", ou ainda: "Esse cinto incomoda muito!"; "Vai amassar minha roupa"; Blá, blá, blá.... Deixa de desculpas esfarrapadas rsrs. O uso do cinto de segurança é obrigatório e reduz muito o risco de lesões graves em acidentes de trânsito.

Lembre-se sempre, a Cautela, a paciência, a prudência e a gentileza são parceiras essenciais na prevenção de acidentes e do bom convívio no trânsito.

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Desenvolvido por Dário Barreto, todos os direitos reservados.

  • Whatsapp-ios
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page